FORD MAVERICK GT V8 O SONHO DE TODO ADOLECENTE DOS ANOS 70.
FORD MAVERICK GT ,UM SONHO DOS ADOLESCENTES DOS ANOS 70, O TOP DE LINHA DOS MAVERICK, COM O MOTOR V8, POTÊNCIA DE 195 HP E 4.950 CILINDRADAS. FAZIA MUITO SUCESSO, TANTO NAS RUAS COMO NAS PISTAS DE CORRIDA NAQUELA ÉPOCA.
Ford precisava dar uma resposta à Chevrolet sobre o estrondoso sucesso do Opala, lançado seis anos antes. Em 1974 essa resposta estava pronta: a diretoria da Ford brasileira optou por produzir aqui o Maverick, um carro médio oriundo dos Estados Unidos, onde não chegou a ser um sucesso.
Em meados dos anos 70, eram abundantes os kits americanos que elevavam sobremaneira a potencia dos Maverick GT V8: Coletores com carburador quadrijet, comandos de válvulas mais nervosos, coletores de escapamentos dimensionados, juntas dos cabeçotes mais finas que aumentavam a taxa de compreensão e outros mimos que, quando utilizados conjuntamente, faziam a potencia do robusto V8 beirar a casa dos 200cv dos padrões atuais.
Se a fama do Maverick GT já era de um carro muito veloz, com esses equipamentos importados da terra do Tio Sam eles se tornavam praticamente imbatíveis nas acelerações e na velocidade máxima. Carros que, seguramente, marcaram o seu tempo e sua época daqueles jovens que cresceram ouvindo o som afinado de seu V8. O Maverick GT foi o sonho dos jovens da segunda metade dos anos 70 e nos anos 80.
Não é à toa que o carro é referência até hoje no mercado nacional. Um Maverick GT V8 em bom estado de conservação ou restaurado supera fácil a casa dos R$ 100 mil. E o fato de serem raros eleva ainda mais as alturas o seu preço já bastante inflacionado. É a aplicação pratica da lei da oferta e da procura: poucos são ofertados e muitas são as pessoas querendo comprá-lo. Uma clara indicação de que o brasileiro gosta, respeita e procura pelos GT’s que foram lançados em nosso mercado ao longo desses anos, e que continuaram sendo o sonho de consumo de todos aqueles que gostam de carro.
Comentários
Postar um comentário